top of page
Grupo de suporte

COLETIVOS

Os coletivos são organizações autônomas formadas majoritariamente por estudantes, que contribuem no debate de questões sociais e no combate à discriminação. Os coletivos surgem, portanto, para lutar pelos interesses do movimento ali estabelecidos. Ainda que os espaços universitários estejam se abrindo para a diversidade e para a discussão das pautas minorizadas, a verdade é que ele ainda não é totalmente inclusivo, por isso, a organização desses coletivos dentro das universidades são indispensáveis. 

WhatsApp Image 2021-03-24 at 12.25.49.jp

Coletivo Maria Odília

O Coletivo Maria Odília foi criado em novembro de 2020 pelos estudantes Laís Bento, Carolina Telles e Anderson Pereira de Jesus sob orientação da professora Angélica Manfroi.
Tal espaço tem como objetivo trazer a discussão racial para o ambiente acadêmico e fortalecer a luta antirracista por meio de reuniões mensais, além da produção de conteúdo informativo. Formado por pretxs e brancxs, o coletivo é um espaço aberto para acolhimentos de todxs. 
Conheça nossa página no Instagram: @coletivomariaodilia e venha fazer parte dessa desconstrução!

Encontro do Coletivo LGBTQI+

Coletivo Marsha

O coletivo foi criado com o intuito de acolher estudantes LGBTQI+, fazendo com que estes se sintam representad@s dentro do ambiente acadêmico, trabalhando para ser um local seguro e acolhedor para todas as pessoas. Além disso, o coletivo visa levar informações, trazendo temáticas que envolvem gênero, orientação sexual e questões de saúde LGBTQI+, para todos estudantes da faculdade, tentando assim trazer debates de questões que ainda são omitidas dentro do ambiente acadêmico. Quando LGBTs ingressam e se organizam coletivamente no ambiente universitário, se fortalecem para conscientizar o meio acadêmico e mostrar seus pontos de vista e reflexões. É também um espaço de acolhimento em casos de LGBTfobia.

image%20(1)_edited.jpg
Encontro do Coletivo Feminista

Coletivo Feminista Ísis

O intuito da organização desse movimento dentro do espaço acadêmico é conscientizar estudantes, levando debates sobre feminismo, espaço da mulher no ambiente acadêmico e na medicina, além de trazer temas de saúde da mulher, que muitas vezes não são discutidos na sala de aula. O coletivo feminista também tem o intuito de instalar discussões que precisem de um olhar de questionamento, sobre situações vivenciadas dentro da faculdade (como violências contra a mulher nos espaços acadêmicos, nas festas, etc). A importância da existência desse coletivo dentro dos espaços estudantis como meio de organização e acolhimento são imprescindíveis já que hoje, na UNICID, as mulheres representam maioria no ambiente acadêmico.

image.png
bottom of page